sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Papiloscopista

Hoje fui a palestra de Papiloscopista em São Paulo, no Instituto Marconi que fica na rua Brigadeiro Tobias, 118.  estava interessado mais pelo salario de R$ 2.441,38, oferecido pela Policia Civil de São Paulo que nem parei pra pensar no que eu teria de fazer pra ganhar esta grana. a função do Papiloscopista é :


Papiloscopista é o policial especializado em trabalhar com a identificação humana, geralmente através das papilas dérmicas. Usualmente, essa identificação é feita através das papilas dérmicas dos dedos da mão (identificação dactiloscópica) ou dos dedos dos pés (podoscopia). Contudo, a identificação através das papilas dérmicas também pode ser feita através das papilas contidas na palma da mão (quiroscopia) ou na planta do pé (podoscopia). O processo de identificação mais utilizado pela Polícia Judiciária, com base científica até hoje não posta em dúvida, é o da identificação dactiloscópica.

 Os papiloscopistas podem trabalhar, basicamente, em duas áreas distintas: a interna e a externa. Os que trabalham na área externa realizam suas atividades no local onde o crime ocorreu (não necessariamente um crime de morte, podendo ser, por exemplo, um simples arrombamento). Os que trabalham na área interna geralmente o fazem em institutos de identificação ou em postos de identificação.

Os trabalhos nos institutos ou postos de identificação consistem em elaborar documentos técnicos para a instrução pré-processual (identificação criminal), bem como realizar atividades de identificação civil, como a coleta e análise de impressões digitais para a emissão de documentos, como carteiras de identidade e passaportes. O papiloscopista, ao fazer o levantamento papiloscópico em local de crime ou no laboratório, faz uso de substâncias químicas em pó, líquido ou gás, devendo tomar cuidado no manuseio de substâncias tóxicas, quando necessário.[3] O Policial Papiloscopista efetua função híbrida nos Quadros da Policia Civil. Além de executar o trabalho técnico científico policial para identificação real do autor do crime, faz trabalho operacional, cumprindo mandados de prisão nos Postos de Identificação e crimes relacionados a falsidade de documentos de identidade, contribuindo ainda no serviço de inteligência Policial.

Ou seja, teria que trabalhar com cadáveres, e ou ate mesmo com restos de pessoas, seria chamado para atender um homicidio, para descobrir atravez das digitais que foi o assassino, comecei a pensar, sera que vale a pena mesmo? 

Pra quem se interessou na ideia de ser um Papiloscopista fica aqui o Link do Instituto Marconi
lembrando que não é no instituto marconi que se faz a inscrição para o concurso para trabalhar na Policia.
Link:   

                                                                     http://www.institutomarconi.com.br/

4 comentários:

  1. Na onde q eu faco a inscricao pro concurso entao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora pra responder, é que estou trabalhando e estudando. não sobra tempo pra blogar ou mesmo acompanhar os comentários. mas o site que conheço que se faz inscrição é o http://www.cesgranrio.org.br/

      Excluir
  2. o curso é pago ?? quantos reais ?? e como funciona ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso é pago, na época estava sem grana e acabei por deixar de fazer, mas esta em torno de 320 reais! eles irão te ensinar tudo sobre as provas anteriores, por que a maior parte delas voltam nas perguntas das novas provas! desculpe a demora para responder! e obrigado pelo comentario

      Excluir